O objetivo da Osteopatia é avaliar, orientar, diagnosticar e tratar com eficiência as dores e desconfortos que possam surgir diante da prática de atividade física. Seja na musculação assistida, no pilates ou ocasionadas por episódios traumáticos, pós-operatórios ou pela sobrecarga cotidiana da jornada de trabalho.
Com isso, hoje o aluno que é admitido na Academia Performance Piracicaba passa não só pela avaliação física de composição corporal e flexibilidade, mas também passa por uma avaliação fisioterapêutica osteopática funcional.
Afinal do que se trata então a osteopatia?
Sua origem vem desde 1864, através do precursor desta ciência, chamado Dr. Andrew Taylor Still, mas conhecido no meio como Dr. Still. Médico do estado de Missouri nos EUA, nesse período, ele se questiona sobre sua impotência para aliviar e tratar as dores dos seus pacientes, sucesso que ele não obtinha através dos tratamentos medicamentosos da época, então resolve estudar profundamente anatomia e fisiologia para entender melhor o funcionamento do corpo humano.
A Osteopatia nasceu como uma especialidade médica nos EUA e quando chegou ao Brasil teve grande procura de Fisioterapeutas, portanto para poder fiscalizar seu exercício foi reconhecida como especialidade do Fisioterapeuta no nosso país, pela RESOLUÇÃO Nº. 220, DE 23 DE MAIO DE 2001.
Portanto, a osteopatia é um meio de diagnóstico clínico, avaliação e tratamento que busca através dos recursos manuais do fisioterapeuta formado nesta área, identificar a causa de determinadas dores e patologias que acometem nosso corpo. Dessa forma, através do conhecimento anatômico, fisiológico, biomecânico e palpatório, obtemos com maior clareza a informação que advém do tecido doente.
As técnicas terapêuticas manuais, já consagradas e difundidas em muitos países, vêm ganhando uma grande repercussão no Brasil nos últimos anos.
A osteopatia tem indicação para tratamento\prevenção de inúmeras patologias. As mais comuns são:
- Dores na coluna vertebral (Lombalgia \ Cervicalgia\ Ciatalgia \ Hérnia de disco…)
- Dores nas articulações (Tendinites \ Artroses \ Entorses)
- Dores musculares \ Disfunções posturais
- Dores de cabeça
- Distúrbios do sistema gástrico e uroginecológico
- Disfunções do recém-nascido (refluxo \ irritabilidade \ choro freqüente)
Deixe uma resposta